A Região

O Alentejo é uma terra de contrastes. É uma terra plena de história e tradição onde os dias passam devagar, sem pressas. Na região envolvente do aldeamento da Quinta dos Amarelos, encontram-se muitos locais de grande interesse turístico pela sua história, património ou riqueza natural e onde a qualidade gastronómica se sobressai.

Património

O Alto Alentejo tem muito para nos oferecer no que diz respeito ao seu património, sobretudo pelos vestígios das anteriores passagens por esta região. Aqui podemos observar os vestígios romanos, como a Vila de Torre de Palma ou a cidade da Ammaia. Também a herança árabe é notória em Elvas ou Marvão. 

A presença de vários povos ao longo do século tornou esta região muito rica no que ao património religioso diz respeito. 

Gastronomia

A cozinha tradicional desta região tem como ingredientes base o pão, o azeite, as ervas aromáticas como os coentros ou, ainda, a carne de porco ou borrego. 

Ao visitar o Alto Alentejo tem de provar, obrigatoriamente, as migas com carne de porco, a alhada de cação, o sarapatel, as sopas alentejanas ou os ensopados.

Região Vitivinícola

A região vitivinícola de Portalegre é muito díspar das restantes regiões. Aqui produzem vinhos de alta qualidade e originalidade fruto da altitude da Serra de São Mamede e da idade das cepas. Aqui produzem vinhos frescos, mas muito elegantes. Conheça esta região e aproveite para realizar visitas e provas de vinho nas nossas adegas.

Cultura

O Alto Alentejo é berço de muitas tradições, algumas delas Património Cultural Imaterial da Humanidade, a maioria nasceu nos meios rurais. A Olaria Pedrada de Nisa, o Capote Alentejano e o Cante Alentejano.

Serra de São Mamede

A Serra de São Mamede revela um Alentejo inesperado, montanhoso, verdejante e revelador da presença humana em diferentes épocas históricas. 

Nesta Serra há muito para fazer e descobrir: é o local ideal para desfrutar de belas praias fluviais, barragens e cascatas ou simplesmente para realizar caminhadas em plena comunhão com a natureza.

Atividades

Faça já o seu roteiro pelo Alto Alentejo, há muito para visitar: em Portalegre, a Sé e o Museu das Tapeçarias, a bonita vila de Alegrete, Marvão e Castelo de Vide (também conhecida como Sintra do Alentejo, a renovada vila de Nisa, a Coudelaria de Alter do Chão e o Mosteiro da Flor da Rosa, Belver e Gavião com o novo trilho na Praia Fluvial, Campo Maior ou ainda a cidade de Elvas com o seu Centro Histórico ou o Forte de Nossa Senhora da Graça, Património Mundial.